Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IAB dá parecer favorável a uso de moedas virtuais e milhagens em pagamentos

    há 5 anos
    Moedas virtuais e programas de milhagem aérea devem ser utilizados como meios de pagamento sob a supervisão do Banco Central. A proposta contida no projeto de lei 2.303/2015, do deputado federal Aureo (SD-RJ), recebeu parecer favorável do relator José Enrique Teixeira Reinoso (foto), da Comissão de Direito Financeiro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (19/12). “O projeto de lei aborda questão de extrema relevância para o mercado atual, é constitucional e não implica, a priori, aumento de despesa pública”, afirmou o relator. Segundo ele, a Receita Federal informou que, em 2017, a movimentação de moedas virtuais atingiu R$ 8,3 bilhões. Para José Enrique Teixeira Reinoso, “o PL é absolutamente relevante por tratar de tema de repercussão mundial, que decorre da engenhosidade das pessoas e dos avanços tecnológicos, que levaram ao aparecimento das moedas virtuais, tais como bitcoin, ether e litecoin, e dos programas de milhagem”. Segundo ele, "a moeda virtual é um meio de troca possível, cuja função primordial é evitar os custos que os agentes privados incorreriam se realizassem nas instituições financeiras as transações aceitas no mercado virtual”.

    De acordo com o advogado, o PL altera artigos da Lei 12.865/2013, que trata do disciplinamento, pelo Banco Central, dos chamados “arranjos de pagamentos”, para incluir entre eles as moedas virtuais e os programas de milhagem. Além disso, o projeto também promove modificações na Lei 9.613/1998, que trata do crime de lavagem de dinheiro, para submeter os novos meios de pagamento às investigações policiais e às regras do Código de Defesa do Consumidor.

    O advogado informou que o parlamentar, na justificativa do projeto, destacou que as moedas virtuais ganham cada vez mais destaque nas operações financeiras, exigindo a adoção de medidas que protejam o consumidor contra eventuais abusos e reduzam a possibilidade de que financiem atividades ilegais. “A nova norma, proposta no PL, tem o pressuposto de atender ao princípio basilar da ordem econômica, que é a defesa do consumidor”, defendeu José Enrique Teixeira Reinoso.

    Reserva de valor – Na sustentação do seu parecer, José Enrique Teixeira Reinoso destacou também que as moedas virtuais tem se disseminado, porque elas são fáceis de usar e têm custo baixo de operação. “Elas podem ser utilizadas como meios de pagamento ou reserva de valor, sendo necessária a sua regulação, no intuito de dar segurança jurídica aos operadores e às operações”, afirmou. Segundo ele, a necessidade de regulação do sistema ficou demonstrada com o alerta feito pelo Banco Central, por meio do Comunicado 31.379/2017.

    Conforme o documento, “as moedas virtuais não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária, por isso não têm garantia de conversão para moedas soberanas e tampouco são lastreadas em ativo real de qualquer espécie, ficando todo o risco com os detentores". O Banco Central disse ainda que “o seu valor decorre exclusivamente da confiança que os indivíduos têm em seu emissor”. Para o relator, “é clarividente que a falta de uma estrutura regulatória com regras claras de responsabilidade expõe os detentores das criptomoedas a serem vítimas de roubo”.

    Na sessão ordinária, o plenário aprovou o parecer de José Enrique Teixeira Reinoso e os acréscimos apresentados no voto-vista elaborado pelo 1º vice-presidente da Comissão de Direito Digital, André Marques. Para a comissão, presidida por Fernanda Maibon Sauer, que subscreveu o voto-vista, assim como os demais membros da comissão, “o PL é plenamente constitucional, conveniente e oportuno”. A comissão defendeu que a supervisão dos programas de milhagens aéreas, por sua natureza vinculada à atividade da aviação, não seja feita pelo Banco Central, mas pela Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac).

    Também foi apresentado voto-vista, não acolhido pelo plenário, elaborado pelo diretor de Biblioteca, Carlos Jorge Sampaio da Costa, que se posicionou contrariamente ao PL, por considerá-lo “inconstitucional e inconveniente”.
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iab-da-parecer-favoravel-a-uso-de-moedas-virtuais-e-milhagens-em-pagamentos/661820543

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)