Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ‘Direitos humanos são patrimônio natural da humanidade’, afirma Carlos Roberto Schlesinger

    há 5 anos

    “Iniciativas como essa são de fundamental importância, sobretudo em tempos de refugiados, pois os direitos humanos são patrimônio natural da humanidade.” A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Roberto Schlesinger, que representou a entidade na cerimônia de entrega do 7º Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos, nesta segunda-feira (12/11), no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Organizada pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), a premiação contou com as presenças dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e do TJRJ, desembargador Milton Fernandes, e reuniu mais de 200 pessoas, entre magistrados, membros do Ministério Público, defensores, advogados, jornalistas, professores, líderes de movimentos sociais e estudantes.


    Dias Toffoli falou sobre o compromisso do Estado brasileiro com o sistema internacional de direitos humanos. “Cabe a nós, magistrados e demais agentes do sistema de justiça, a salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos e da coletividade, o que inclui o dever de proteção dos direitos das minorias e grupos vulneráveis, como é o caso dos refugiados, tema especial desta premiação”, afirmou o presidente do STF.


    A respeito da questão dos refugiados, a presidente da Amaerj, Renata Gil, disse: “As imagens das travessias oceânicas entre África e Europa, mostradas quase em tempo real dentro de nossos protegidos lares, assombra o mundo”. A magistrada também afirmou: “Não nos esqueçamos de que o Brasil é um país formado por imigrantes”.


    Também compuseram a mesa de honra o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira; o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Ricardo Cardozo; a vice-presidente de Direitos Humanos da AMB; Juliane Marques; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, a diretora de Direitos Humanos da Amaerj, Marcia Succi, e o subdefensor público geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-humanos-sao-patrimonio-natural-da-humanidade-afirma-carlos-roberto-schlesinger/647608372

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)