Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IAB que atuar em julgamento no STJ sobre honorários de sucumbência

    há 6 anos
    O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) vai ingressar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com pedido para participar como amicus curiae (amigo da corte) no julgamento do agravo em Recurso Especial a respeito do pagamento de honorários de sucumbência, previsto no Código de Processo Civil (CPC). A decisão foi tomada com a aprovação, na sessão ordinária desta quarta-feira (19/9), conduzida pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, da indicação apresentada pela diretora-secretária Ana Tereza Basílio. “Esta é uma matéria que afeta toda a classe de advogados, pois o STJ analisará se o Poder Judiciário pode alterar, como tem ocorrido, o patamar estabelecido pelo novo CPC para o pagamento dos honorários de sucumbência”, afirmou Ana Tereza Basílio.
    De acordo com o parágrafo 2º do art. 85 do CPC, “os honorários serão fixados entre o mínimo de 10% e o máximo de 20% sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa”. Contudo, segundo Ana Tereza Basílio, “o Judiciário tem modificado esse patamar, dependendo do valor da causa”. A advogada destacou que “é fundamental e indispensável a participação do IAB nessa discussão”.

    O Recurso Especial 262.900/SP estava a cargo da 4ª Turma do STJ, mas depois foi decidida a sua transferência para a 2ª Seção, que reúne os dois colegiados de direito privado da corte. Ana Tereza Basílio informou que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) também ingressou com pedido para atuar no caso como amicus curiae e reafirmou que “o IAB, por ter dentre as suas finalidades estatutárias a discussão de assuntos jurídicos, deve participar do debate e fornecer subsídios para a análise e o julgamento da questão”.
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iab-que-atuar-em-julgamento-no-stj-sobre-honorarios-de-sucumbencia/627948747

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)