Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prerrogativas da advocacia estão sendo constrangidas por ações de combate à corrupção, afirma Rita Cortez

    há 6 anos
    Da esq. para a dir., Claudio Lamachia, Ibaneis Rocha e Rita Cortez Eugenio Novaes / CFOAB “A Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto dos Advogados Brasileiros têm que agir, de maneira conjunta, para proteger o amplo direito de defesa, assegurado pela Constituição Federal, e as prerrogativas da advocacia, que estão sendo constrangidos por ações de combate à corrupção.” A afirmação foi feita pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, nesta terça-feira (22/5), em Brasília, na sessão ordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), no qual o Instituto tem assento e voz. Rita Cortez afirmou, ainda, que “O IAB e OAB precisam se unir em defesa do estado democrático de direito, ajudando na construção de uma agenda positiva para o País, que vive um momento muito difícil da sua história, e lutando contra o desrespeito às garantias individuais e a criminalização da advocacia”.
    Ao recepcionar a nova presidente do IAB, que assumiu o cargo no dia 9 de maio último para o biênio 2018/2020, o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, disse: “Como afirmei à estimada colega Rita Cortez em sua posse, no Rio de Janeiro, o IAB e a OAB precisam continuar unidos na proteção à democracia e à advocacia”. Na sua primeira manifestação no Conselho Pleno, Rita Cortez também reiterou as críticas feitas por Lamachia à criação desenfreada de cursos jurídicos. “Eles proliferam pelo País, sem qualquer controle em relação à qualidade do ensino prestado aos futuros advogados”, disse. A presidente do IAB compareceu à sessão ordinária acompanhada do 2º vice-presidente, Sydney Sanches; da 3ª vice-presidente, Adriana Brasil Guimarães; do diretor Financeiro, Arnon Velmovitsky, e do diretor adjunto Luiz Felipe Conde.


    Da esq. para a dir., Adriana Brasil Guimarães, Claudio Lamachia, Rita Cortez, Arnon Velmovitsky,
    Sydney Sanches e Luiz Felipe Conde
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prerrogativas-da-advocacia-estao-sendo-constrangidas-por-acoes-de-combate-a-corrupcao-afirma-rita-cortez/580912267

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)