Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IAB e OAB/RJ firmam parceria para realização de atividades acadêmicas e culturais

    há 6 anos
    Da esq. para a dir., Carlos Eduardo Machado, Rita Cortez, Antônio Laért Vieira Junior, Luciano Bandeira, Ana Amélia Menna Barreto e Fábio Nogueira “A assinatura deste convênio é um passo significativo para dar maior visibilidade às ações do IAB e, principalmente, intensificar a parceria com a OAB na luta em defesa das garantias individuais e das prerrogativas da advocacia.” A afirmação foi feita pela presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, nesta quarta-feira (16/5), na primeira sessão ordinária da sua gestão, em que foi formalizado um Termo de Cooperação com a OAB/RJ. De acordo com o documento assinado por Rita Cortez e pelo presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, representado na sessão pelo presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, a parceria tem a finalidade de promover nos próximos dois anos a integração entre as duas instituições, com a realização de atividades culturais e acadêmicas.

    A iniciativa inclui a concessão ao IAB de um espaço permanente de divulgação das suas atividades, principalmente os pareceres técnicos produzidos pelas comissões temáticas, na Tribuna do Advogado, revista mensal editada pela Seccional. “A integração entre as duas entidades fortalece a advocacia e, sobretudo, a cidadania, além de garantir ao IAB um espaço para manifestar suas ideias e posicionamentos no principal veículo de comunicação da advocacia do nosso estado, recebido por 150 mil colegas e pelas direções dos tribunais e das casas legislativas”, afirmou Luciano Bandeira.

    Ao ato de assinatura do Termo de Cooperação, formalizado na presença do secretário-geral do IAB, Carlos Eduardo Machado, e do diretor secretário Antônio Laért Vieira Junior, também compareceram o procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, e a secretária-adjunta da Seccional, Ana Amélia Menna Barreto. Para Fábio Nogueira, “a iniciativa propiciará sinergia entre as comissões temáticas do IAB e as 104 comissões existentes na estrutura da Seccional, muitas das quais, aliás, são presididas por membros do Instituto”. Segundo ele, “quem ganha com essa parceria é a sociedade e a classe dos advogados”.

    De acordo com o documento, o IAB e a OAB/RJ realizarão conferências, seminários, debates, estudos, concursos e palestras, com ênfase na pesquisa, na produção e na divulgação de conhecimento jurídico. A troca de experiências abrangerá, ainda, o intercâmbio de publicações e o desenvolvimento de projetos e programas de investigação e ensino. A parceria poderá incluir, também, o compartilhamento de ações educacionais, por meio da abertura de vagas em cursos presenciais e a distância, promovidos pelas entidades.
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iab-e-oab-rj-firmam-parceria-para-realizacao-de-atividades-academicas-e-culturais/579177434

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)