Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rita Cortez participa na OABRJ de evento marcado por homenagens a Marielle Franco

    há 6 anos
    Fotos: Lula Aparício “O brutal assassinato de Marielle Franco reforça a necessidade de lutar pelo estado democrático de direito e por fraternidade entre as mulheres. Por nossas mortas, nem um minuto de silêncio, nem uma lágrima, mas toda uma vida de luta.” Com estas palavras, a 1ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez (foto), participou das manifestações de luto pela morte da vereadora, que marcaram a abertura do I Encontro Estadual da Mulher Advogada – 30 anos dos direitos da mulher na Constituição Federal, realizado nesta sexta-feira (16/3), na sede da OABRJ. Rita Cortez disse ainda: “Nós temos o direito de reivindicar, porque um dos pilares da democracia é a liberdade de pensamento”.

    A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente da OABRJ, Felipe Santa Cruz, que em respeito à memória da parlamentar pediu um minuto de silêncio. O gesto foi seguido pelo grito de “Marielle, presente!”, que ecoou pelo lotado Plenário Evandro Lins e Silva, onde a presença feminina era majoritária. Também compuseram a mesa de honra o tesoureiro da seccional, Luciano Bandeira, e as presidentes da Comissão OAB Mulher/RJ, Marisa Gaudio; da OAB-AL, Fernanda Marinela; da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão; da subseção de Iguaba Grande, Margoth Cardoso, e da OAB Mulher de Campo Grande, Denise Lima.

    Felipe Santa Cruz disse que, por ser filho de uma militante política, jamais vivenciou o machismo em sua casa. "Precisei virar advogado e ver talentos enormes da advocacia, que começaram comigo e que eram muito melhores e maiores do que eu, serem alijados no processo de crescimento dos escritórios", disse. Para exemplificar o machismo na advocacia, o presidente da seccional apontou a ausência de mulheres na galeria de fotografias dos ex-presidentes da OABRJ e se comprometeu a encampar a luta das advogadas por igualdade.


    Felipe Santa Cruz fala sobre igualdade de gênero na advocacia para o lotado Plenário Evandro Lins e Silva
    Única mulher atualmente na presidência de uma seccional, Fernanda Marinela falou das conquistas do feminismo e lamentou que as mulheres ainda sejam tratadas como anexos nos partidos políticos, sem participar das deliberações.  ”Não podemos dar a ninguém a régua que mede nosso valor”, afirmou a presidente da OAB-AL.
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rita-cortez-participa-na-oabrj-de-evento-marcado-por-homenagens-a-marielle-franco/557024553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)