jusbrasil.com.br
19 de Agosto de 2017
    Adicione tópicos

    Técio defende desjudicialização em congresso internacional de arbitragem

    Instituto dos Advogados Brasileiros
    há 10 dias
    “A desjudicialização é o futuro da resolução dos conflitos”, afirmou o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, na abertura do II Congresso Internacional CBMA de Arbitragem – O procedimento arbitral: the good, the bad and the useful, na manhã desta quinta-feira (10/8), no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Centro do Rio. O evento, que continua nesta sexta-feira (11/8), foi organizado pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), com o apoio do IAB. Dentre os palestrantes estão o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet, além de convidados internacionais da Espanha, Estados Unidos, Suíça e Portugal, que falarão das experiências arbitrais em seus países.



    Na solenidade de abertura, Técio Lins e Silva, que integrou a mesa de honra, destacou o Termo de Cooperação Acadêmica e Técnica que o IAB e o CBMA firmaram, em setembro de 2016. “Desde então, o IAB vem dando apoio ao CBMA na realização de congressos, seminários, palestras e simpósios”, afirmou. Técio elogiou a escolha do espaço para a realização do evento. “Nenhum outro local seria mais adequado do que o Museu do Amanhã, afinal a palavra museu remete à tradição do debate jurídico que continua sendo preservada pelo IAB, fundado em 1843, enquanto a expressão amanhã aponta para o futuro representado pelo CBMA na sua luta pela ampliação do alcance da mediação e da arbitragem para a solução dos conflitos”, explicou.

    O primeiro tema abordado no congresso foi A autonomia da vontade no procedimento arbitral: limites e possibilidades, tendo como palestrante e moderador, respectivamente, os consócios Gustavo Tepedino e José Roberto de Castro Neves. A diretora de Mediação, Conciliação e Arbitragem do IAB, Ana Tereza Basílio, fará palestra, na sexta-feira, no painel O Judiciário e a arbitragem.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)