Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A hora da Filosofia do Direito

    há 13 anos

    Abandonados há várias gestões, tive a grata satisfação de ver muito bem acolhida a minha iniciativa de ver renascidos os trabalhos de um grupo de colegas que se dedica à Filosofia do Direito, pela qual meu Vice-Presidente, Dr. Ernani de Paiva Simões, tem verdadeira fascinação.

    Convoquei para uma reunião o eminente Prof. Aquiles Cortes Guimarães, advogado e professor de filosofia, membro de nosso Instituto. Mestre e Doutor em Filosofia, respeitadíssimo, trouxe-me ele, em sua companhia, a doutoranda Dra. Maria Lucia Gyrão, a quem orienta em sua tese. Tivemos uma longa conversa, quando expus a ele meu desejo de ressuscitar os debates e fazer seminários sobre temas relacionados à filosofia. Maria Lucia é tambem integrante de nosso corpo de membros efetivos.

    O Prof. Aquiles me indicou a Prof. Maria Lucia Gyrão para presidir a Comissão e, no mesmo momento, aceitou vir fazer uma palestra no plenário Instituto sobre A Relevância da Fenomenologia Jurídica na Hermenêutica Contemporânea,evento que irá ocorrer no próximo dia 9 de junho, às 18hs. Convite aberto a todos!

    Melhor do que isto, a nova Presidente Comissão me traz uma proposta de atividades para o segundo semestre de 2011, no Centro Cultural: um rápido curso de introdução à filosofia contemporânea, com aulas sobre neokantismo, neopositivismo, a filosofia dos valores e da cultura, bem como aulas sobre a filosofia analítica, as filosofias da existência e a fenomenologia.

    Estou muito animado! E creio que, com isto, reacendemos a única Comissão Permanente que restava adormecida. Adiante, portanto, meus caros amigos e colegas: é hora da Filosofia do Direito!

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-hora-da-filosofia-do-direito/2695655

    Informações relacionadas

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 9 meses

    Imóvel alienado não pode ser penhorado em execução de débito condominial do devedor fiduciante

    Notíciashá 11 anos

    Simpósio de Filosofia do Direito

    Gabriela Nassyrios, Estudante de Direito
    Notíciashá 8 anos

    Sócrates, Platão e Aristóteles na visão da Filosofia do Direito

    Pierre Reis, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 meses

    Direito Penal: entenda tudo sobre arrependimento eficaz e arrependimento posterior.

    Pierre Reis, Estudante de Direito
    Artigoshá 3 meses

    Direito Penal: existe crime quando um menor de 14 anos mente a idade para ter relações sexuais?

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O verdadeiro jurista, informado por princípios filosóficos que lhe abrem perspectivas inesperadas, aprende a situar os problemas dentro de uma sistemática rígida, dando-lhe, soluções racionais e científicas, e, não raro, descortinando ângulos insuspeitados pela técnica simples, aplicada à resolução dos casos diários. "A filosofia, principalmente no campo da lógica e da ética, bem como axiologia, abre novos horizontes a quem investiga os vários ramos do direito".
    Tendo como pressuposto essa separação entre teoria e filosofia do direito, entende-se que os filósofos do direito examinam a dimensão da idealidade ou legitimidade, isto é, a dimensão de valor do direito. Eles estudam a adequação do direito vigente a ideais democráticos e anseios sociais, formulando propostas para sua reforma. Além disso, preocupam-se com os critérios de justiça e o problema da verdade no direito.

    Cleyton Farrapo. Advogado. continuar lendo