Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IAB cria a sua Escola de Ensino e Pesquisa Jurídica

    há 8 anos

    Segundo Aurélio Wander Bastos, a Escola do IAB se articulará com outras instituições de ensino e corporações profissionais.

    A Escola de Ensino e Pesquisa Jurídica do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi criada, na sessão ordinária desta quarta-feira (9/12), por meio da resolução 9/2015 assinada pelo presidente Técio Lins e Silva. A criação da unidade de ensino foi sugerida pelo presidente da Comissão de Relações Universitárias, Aurélio Wander Bastos. De acordo com a resolução, a escola terá a finalidade de oferecer cursos de pós-graduação, em todos os níveis, de aperfeiçoamento e extensão, a fim de atender à comunidade jurídica, bem como desenvolver pesquisas jurídicas sobre a advocacia, o Poder Judiciário, as carreiras jurídicas, as instituições públicas e a sociedade. "Estamos preparando o IAB para o futuro e mantendo a tradição de estar na vanguarda do Direito desde 1843", afirmou Técio Lins e Silva. Segundo o presidente, "a atual Diretoria está empenhada em divulgar a cultura jurídica e a inteligência dos membros do IAB, compartilhando-as com todos os operadores de direito do País e fazendo do Instituto um difusor de ideias".
    A Comissão de Relações Universitárias redigirá, no prazo de 60 dias, o Regimento da Escola para aprovação plenária e consulta ao Conselho Superior do IAB. A comissão presidida por Aurélio Wander Bastos responderá por eventuais atividades da unidade de ensino até a designação da Comissão Diretora da Escola. Segundo ele, "a Escola do IAB ocupará um espaço no ensino regular avançado de pós-graduação, preparando profissionais não apenas para aplicação do Direito, mas para sua compreensão e análise, com vistas à sintonização entre a ordem jurídica e a dinâmica da sociedade".
    De acordo com Aurélio Wander Bastos, "por outro lado, incentivando a pesquisa jurídica, a Escola permitirá o desenvolvimento de instrumentos de compreensão do papel das instituições públicas na implementação democrática dos projetos de governo". Ainda segundo o presidente da Comissão de Relações Universitárias, "para alcançar tais expectativas, a Escola do IAB se articulará com outras instituições de ensino e corporações profissionais, procurando desenvolver atividades comuns com a finalidade de atender juridicamente demandas sociais e subsidiar os poderes públicos, sem desprezar os necessários estudos sobre a movimentação legislativa".


    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações202
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iab-cria-a-sua-escola-de-ensino-e-pesquisa-juridica/265787060

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)