Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Doação do consócio Orlando Soares

    há 13 anos

    SOARES, Orlando

    O Legado Cultural Romano ao Mundo. 2 ed.

    Rio de Janeiro: PoD, 2011.

    A presente obra - O legado Cultural Romano ao Mundo -, de autoria de Orlando Soares, representa uma síntese acerca da cultura romana, que se desdobrou continuamente, sobretudo através da Itália, até os nossos dias.

    O tema engloba o acervo civilizatório, cristalizado no Império Romano, fruto dos conhecimentos agregados dos diversos povos da época de sua expansão e por ele absorvidos, adaptados aos seus interesses e transformados de acordo com a práxis, ou seja, o conjunto das atividades humanas tendentes a criar as condições indispensáveis à existência da sociedade, especialmente no que concerne à produção.

    Esse acervo civilizatório abrange aspectos multifários, isto é, de natureza religiosa, filosófica, política, econômica, militar, jurídica, sociológica e outros, do maior interesse para a compreensão da atual fase da sociedade internacional e a convivência dentre os povos.

    A formação intelectual do autor influenciou-se, com certeza, pelos ensinamentos de seus eminentes mestres - Roberto Lyra, Roberto Lyra Filho, Guilherme Estelita, A. Machado Paupério, Hélio Gomes, Lineu de Albuquerque Mello, Oscar Tenório, e outros -, convergindo no sentido de sua adesão aos princípios da Escola de Direito do Evolucionismo, para a qual ele contribuiu com a obra intitulada O Estado, as Classes Dominantes e os Excluídos (RJ, 1999).

    A Escola de Direito do Evolucionismo funda-se no darwinismo social, concepção essa cuja divulgação pioneira no Brasil se deve a Sylvio Romero, Tobias Barreto, Clóvis Beviláqua, Euclides da Cunha, dentre outros.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doacao-do-consocio-orlando-soares/2615183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)