Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Palestra Direito Penal e a Criminalização da Pobreza

    há 10 anos

    No dia 28 de outubro, no Centro Cultural do Instituto dos Advogados Brasileiros, os Professores João Carlos Castellar e Reinaldo dos Santos de Almeida Junior, perante extenso público, proferiram palestras sobre o tema Direito Penal e a Criminalização da Pobreza.

    Na presidência da mesa Fernando Drummond apresentou os conferencistas e fez uma breve digressão do tema, que é do maior interesse dos criminalistas e da sociedade, em especial para grande parte da população oprimida pela carência de um lado e o estado policial, de outro.

    O Professor Doutor João Carlos Castellar, Presidente da Comissão Permanente de Direito Penal do IAB, discorreu sobre os processos de criminalização da pobreza como forma de controle social sobre essas parcelas da população.

    Professor da UFRJ e doutorando na UERJ Reinaldo dos Santos de Almeida Junior, sob a perspectiva da criminologia crítica, abordou os processos de etiquetamento de pessoas que vivem na situação de pobreza nas áreas carentes.

    A palestra encerrou com a participação do público que trouxe para o debate a atuação das forças policiais nas áreas carentes e nas manifestações que estão ocorrendo no País.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/palestra-direito-penal-e-a-criminalizacao-da-pobreza/112098424

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)