Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tendências do Moderno Direito Societário

há 11 anos

Na manhã ensolarada de quinta feira dia 8 de agosto, reuniu-se um animado grupo de ilustres juristas membros do Instituto dos Advogados Brasileiros, para ouvir com atenção as considerações de Dr. Nelson Laks Eizirik sobre as atuais tendências do Direito Societário. Muito festejado pelos presentes, o renomado conferencista foi recebido pela Dr.ª Teresa Cristina Pantoja, 1.ª Vice-Presidente do IAB, que convidou para compor a mesa dos trabalhos a Prof.ª Dr.ª Dora Martins de Carvalho, professora titular de Direito Comercial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aposentada .

O palestrante traçou um interessante paralelo entre a evolução do Direito Societário nas economias mais desenvolvidas e aquela ocorrida no Brasil, lembrando a relevância das desestatizações para a evolução e o aprimoramento dos mecanismos de controle societário adotados pelo mercado. Curiosamente, apontou ainda o conferencista para a circunstância de que inexiste na ordem jurídica brasileira uma definição do que venham a ser as reuniões prévias - que em decorrência dos acordos de acionistas acabam ocorrendo nas grandes sociedades abertas, como medida necessária para a adoção de certas providências acordadas pelos controladores em seus acordos recíprocos. Como falta uma base legal para estabelecer-se o procedimento de realização dessas reuniões, a jurisprudência - tanto judicial como em sede de arbitragem - já equiparou essas reuniões às assembleias, estas últimas sim, reguladas em detalhe pela lei. Outra observação bastante interessante do ilustre conferencista foi aquela relativa à maciça adoção de mecanismos alternativos de solução de disputas, nas grandes sociedades empresárias abertas.

  • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
  • Publicações3565
  • Seguidores2516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações698
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tendencias-do-moderno-direito-societario/100655304

Informações relacionadas

Flávio Tartuce, Advogado
Notíciasmês passado

[Resumo] Informativo 803 do STJ

Curso: Direito Societário

Advdoc Documentos
Modeloshá 2 anos

Modelo 2021 - Petição Medidas Executivas

Mirella Masson Duarte, Advogado
Modeloshá 7 meses

Cumprimento de Sentença, após falhar BacenJud, RenaJud, InfoJud e SerasaJud

Gustavo Dias, Estudante de Direito
Artigoshá 2 meses

Holding Familiar: Desvantagens e Vantagens

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)