Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Professor Dilermando Cruz apresenta seu novo livro Teoria e Prática de Interpretação Jurídica

    há 11 anos

    O lançamento aconteceu no dia 31 de agosto de 2011, no Clube dos Advogados, onde teve a presença de diversos membros do Instituto dos Advogados Brasileiros, destacando o Presidente do IAB, Doutor Fernando Fragoso.

    Professor Dilermando Cruz , autor de inúmeras Obras, livros e artigos dedicados especialmente ao trato do Direito Internacional apresenta para a comunidade jurídica o seu novo livro "Teoria e Prática de Interpretação Jurídica", conforme seu prefaciador - Dr. Victor Farjalla, escrever sobre a interpretação do Direito é tarefa para poucos.

    E ao ingressar no estudo teórico da Interpretação Jurídica, o autor o faz de modo a permitir que seus leitores, em especial, os estudantes, disponham de minuciosa apresentação dos elementos de que se deve valer o intérprete, cientificamente confinados de forma densa e objetiva em ambiente de puro Direito, adepto que é da escola kelseniana.

    A obra, na parte que trata da Teoria da Interpretação Jurídica, retrata a sensibilidade de seu autor na árdua e nobre tarefa de bem interpretar o Direito, forjado em invejável currículo profissional e acadêmico, além da sua dedicação ao Direito Internacional, que, como sabemos, emana, especialmente, de fontes materiais, graduando seu estudioso em sólida habilidade no uso de métodos de interpretação jurídica,para a máxima eficácia funcional da lei.

    Ocorre que o autor, ainda uma vez ocupado em buscar o máximo de efetividade à norma jurídica por sua adequada interpretação, lançou-se ao exame do caso - que chamou de exemplo - para a Aplicação da Teoria da Interpretação Jurídica, na segunda parte do livro que dedicou à prática da interpretação.

    A adoção da prática por exemplos, sua escolha e organização, do concreto para o abstrato, inverte a mão do raciocínio lógico para tornar clara a sua opção pela objetividade do direito aplicado como fim último da interpretação jurídica.

    Da estante da biblioteca para o cotidiano da conduta exigível ao homem comum e, nas inobservâncias desta, para o processo judicial, assim como, em via inversa, deste último para a primeira, na permanente construção do Direito pela lei, doutrina e jurisprudência, a interpretação jurídica é determinante, indo ou vindo, dedutiva ou indutivamente, e, nesta aguda percepção, o autor, como rara maestria, nos convida à leitura atenta de um livro que, certamente, se tornará obrigatória para o estudo do Direito, naquilo que é o pilar de sustentação de sua efetiva funcionalidade.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professor-dilermando-cruz-apresenta-seu-novo-livro-teoria-e-pratica-de-interpretacao-juridica/100329362

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)