Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em debate Jurisdição Constitucional

    há 11 anos

    Os professores FRANCISCO GUIMARÃES E CELSO ALBUQUERQUE versaram sobre o tema acima, tendo o primeiro enfocado a justiça eleitoral, historiando a criação da federação norte americana, na qual Madison, dava relevância ao aspecto republicano, e não democrático, haja vista privilegiar os proprietários de então.

    Discorreu ainda acerca da usurpação da soberania popular pelos Tribunais Superiores no Brasil, ao interferirem desde a Carta de 1946, com a cassação do partido comunista brasileiro, até os dias que correm ao imporem coligações e articulações políticas, ao arrepio da autonomia dos estados membros, cujas agremiações partidárias devem se dobrar às coligações feitas em nível nacional. Ademais, ainda teceu comentários em torno da questão da ação penal do mensalão, em que criticou a atecnia e o moralismo nas decisões daquele Corte, incapaz de entender a política partidária nacional e suas peculiaridades.

    O professor Celso, abordou a questão tributária á luz dos direitos humanos, a historiar a evolução do Estado, até a chegada do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, transformador, com o fim de fomentar nas pessoas a cidadania plena, sendo agentes de seu destino. Nesta toada, ainda comentou acerca da tributação das terras quilombolas, devedoras de mais de quatro milhões de reais em ITR, coisa absurda tendo em vistas que tais terras, estão dipostas no art. 68 do A DCT, tendo tais comunidades propriedade definitiva sobre elas.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-debate-jurisdicao-constitucional/100298916

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)