Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Representantes do IAB comparecem a posses no MP e na Defensoria

    há 7 anos
    André Castro e Maíra Fernandes O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi representado na posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, na segunda-feira (16/1), pelo secretário-geral, Jacksohn Grossman. Na terca-feira (17/1), a chefe de gabinete da presidência do IAB, Maíra Fernandes, representou o Instituto na posse do defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, André Castro.

    Em seus discursos de posse, ambos se referiram à atual crise no sistema carcerário brasileiro. Gussem ressaltou a importância de “acompanhar e fiscalizar, com rigor, o efetivo cumprimento da pena, sem esquecer a importante e difícil missão de ressocialização dos apenados”. Para ele, “todo ser humano privado de sua liberdade não pode também ser privado da sua dignidade”.

    Com mais de 23 anos de atuação no Ministério Público estadual (MPRJ), Eduardo Gussem ocupa o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro pela primeira vez. Eleito para o biênio 2017/2019, foi o mais votado na lista tríplice, com 438 votos, e foi escolhido pelo governador Luiz Fernando Pezão para substituir Marfan Martins Vieira. Aos 52 anos de idade, Gussem era, desde 2015, subprocurador-geral de Justiça de Planejamento Institucional.


    Defensoria – Ao ser empossado para o segundo mandato como defensor público-geral do Estado, André Castro afirmou: “Se mudanças não forem adotadas, seguiremos espremendo o já combalido orçamento público para destinar cada vez mais recursos para prender e manter presa uma boa parcela da população, à custa da redução dos orçamentos da saúde, da educação e de tantas outras áreas que apoiam e dão suporte ao desenvolvimento humano”.

    Reeleito em novembro do ano passado por 85,2% dos defensores públicos do Rio, Castro ficará à frente da Defensoria Pública até o final de 2018. Na cerimônia de posse, ele falou dos desafios da instituição na assistência à população fluminense em diversas áreas, ainda mais em meio a uma grave crise econômica, que tem reflexos em diversas áreas, como a segurança pública.








    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/representantes-do-iab-comparecem-a-posses-no-mp-e-na-defensoria/419583272

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)