Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Notificação da vítima sobre a instauração do inquérito policial

    há 9 anos
    O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (2/9), o parecer do relator Roberto Reis, da Comissão de Direitos Humanos, parcialmente favorável ao projeto de lei 3.976/2012, de autoria do deputado Antonio Bulhões (PRB/SP). O PL estabelece o prazo de 10 dias para que a vítima seja notificada pela polícia, por carta ou e-mail, da instauração do inquérito policial decorrente do registro da ocorrência. Ainda de acordo com o projeto, criticado em parte pelo relator, o Poder Judiciário terá o mesmo prazo para dar conhecimento à vítima do recebimento do inquérito, como também do esclarecimento se a denúncia foi acolhida ou rejeitada.
    O relator defendeu que a exigência de comunicação seja feita somente à polícia. Pela proposta parlamentar, a inovação legislativa vigoraria nos casos de crimes de ação penal pública incondicionada ou condicionada à representação da vítima cuja pena máxima prevista seja superior a dois anos de prisão. Durante a exposição do seu parecer da tribuna, o advogado Roberto Reis acolheu a proposta do plenário para que o período de 10 dias seja reduzido a 48 horas. "O projeto, sem dúvida alguma, resguarda um sentido humanitário, iluminando a salvaguarda da vítima menos favorecida, rejuvenescendo a cidadania daquele que não possui facilidade de acesso ao inquérito policial", afirmou Roberto Reis.
    Na justificativa do PL, o deputado Antonio Bulhões defendeu que "o Estado não tem somente o dever de punir os infratores, como também deve ter a obrigação de manter as vítimas informadas a respeito dos atos praticados com vistas a levar a cabo a persecução penal e a execução da pena". Segundo o parlamentar, "a notificação da vítima quanto aos detalhes do desenrolar da ação penal é medida louvável, porquanto, além de possibilitar o efetivo acompanhamento da ação por aquele que sofreu o dano direto da conduta delituosa, representa mais uma forma de controle da atuação estatal nas questões ligadas ao processo penal".
    O advogado Roberto Reis ressaltou que "é dever do Estado/Administração, como zelador da paz social, tomar as medidas impostas pela lei penal". Ele, contudo, criticou e rejeitou a parte do projeto de lei que prevê a remessa de cópia da sentença à Corregedoria de Polícia Judiciária. "Qual o sentido de o projeto impor ao Poder Judiciário o conhecimento de suas decisões ao órgão investigativo policial?", indagou o representante da Comissão de Direitos Humanos, da tribuna do plenário, ao finalizar a defesa da aprovação parcial do PL.


    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações414
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/notificacao-da-vitima-sobre-a-instauracao-do-inquerito-policial/227711775

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)