Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Batochio preside Comissão que apoia PEC que proibe Investigações Penais pelo Ministério Público

    há 11 anos

    Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, e na sequencia do posicionamento do IAB sobre o tema, o advogado JOSE ROBERTO BATOCHIO está à frente de Comissão da OAB criada para prestigiar a PEC que definirá legislativamente o impedimento de investigação penal pelos membros do Ministério Público.

    A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) criou uma comissão de notáveis para defender a PEC 37, proposta de emenda que assegura à polícia exclusividade para apurações de âmbito criminal.

    Sob a presidência do advogado José Roberto Batochio - ex-presidente da OAB - e integrada por reconhecidos advogados criminalistas, a OAB paulista instalou uma Comissão de Defesa da Constitucionalidade das Investigações Criminais para tratar dos poderes de investigação do Ministério Público na esfera penal, inclusive no que se refere à PEC, em tramitação no Congresso.

    Para o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o debate sobre a PEC 37 está desfocado: "A PEC não quer restringir os poderes do Ministério Público, cujo papel é relevantíssimo e está claramente estabelecido pela Constituição Federal de 88. Na verdade, propõe restabelecer a imparcialidade na fase de investigação, segundo a qual a Polícia Judiciária (Civil e Federal) investiga, o Ministério Público denuncia, a Advocacia faz a defesa e o Judiciário julga."

    Para Costa, "quem acusa, não pode comandar a investigação, porque isso compromete a isenção, quebra o equilíbrio entre as partes da ação penal".

    O presidente da OAB paulista destaca que o interesse da entidade "é assegurar o devido processo legal e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e do próprio Ministério Público, que já se acha assoberbado com as atribuições que lhe foram reservadas pela Carta Magna".

    "O Ministério Público não está buscando o dever de investigar todos os delitos, mas a possibilidade de escolher quem quer investigar, o que não se mostra legítimo num Estado Democrático de Direito, pois toda e qualquer investigação é de interesse público", argumenta Marcos da Costa.

    Para o diretor secretário-geral adjunto da OAB-SP, Antonio Ruiz Filho, "embora a Constituição Federal seja suficientemente clara, reservando à polícia judiciária a titularidade exclusiva da investigação criminal, a PEC 37 tornou-se necessária para aplacar a discussão sobre quem teria poderes de investigação, restando expresso que, privativamente, seria a Polícia".

    Ruiz Filho assinala que o Ministério Público "é parte na ação penal, de modo que a ele declinar a investigação criminal ofenderia o elementar princípio da paridade de armas, em flagrante prejuízo ao devido processo legal, instituto fundamental para a manutenção do Estado de Direito".

    De acordo com o conselheiro federal, Guilherme Batochio, o primeiro compromisso da OAB, ao criar a comissão, é com a ordem constitucional democrática. "A nenhum pretexto qualquer instituição pode subverter a vontade do povo expressada em assembleia nacional constituinte", afirma Guilherme Batochio.

    O criminalista Tales Castelo Branco, membro da Comissão de Direito Penal do IAB, diz que a PEC 37 "é extremamente salutar à medida que estabelece a competência e atribuições da Polícia e do Ministério Público".

    "Como muito bem disse o jornal O Estado de S. Paulo, em significativo editorial, investigação é coisa de Polícia", afirma Castelo Branco. "O Ministério Público já tem o encargo, por sinal grande, de fiscalizar as atividades policiais e, ao mesmo tempo, sugerir providências para conduzir e aperfeiçoar a investigação criminal, na qual já tem ingerência grande na investigação criminal, requerendo diligências e estabelecendo retificações de acordo com seu entendimento."

    Castelo Branco anota que "não vê qualquer sentido em promotores e procuradores de Justiça saírem correndo pelas ruas atrás de criminosos". Para ele, "este envolvimento acaba sendo prejudicial à investigação policial e, principalmente, para o futuro oferecimento de denúncia ministerial".

    A Comissão de Defesa da Constitucionalidade das Investigações Criminais da OAB-SP é integrada pelos advogados criminalistas Aloisio Lacerda Medeiros (conselheiro federal), Antonio Ruiz Filho (secretário-geral adjunto), Carlos Kauffmann (conselheiro), Guilherme Batochio (conselheiro federal), Luiz Flávio Borges D'Urso (conselheiro federal e diretor de Relações Institucionais), Paulo Sérgio Leite Fernandes (integrante da Comissão da Verdade), Ricardo Toledo Santos Filho (conselheiro e diretor de Prerrogativas) e Tales Castelo Branco (integrante da Comissão da Verdade).

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/batochio-preside-comissao-que-apoia-pec-que-proibe-investigacoes-penais-pelo-ministerio-publico/100458038

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)