Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Molon e Tavares Guerreiro discutem Projeto de Código Comercial

    há 11 anos

    No último dia 29 de agosto de 2012, o IAB recebeu dois ilustres palestrantes, o Deputado Federal Alessandro Molon (PT-RJ), membro da Comissão Especial da Câmara Federal para examinar o projeto do Dep. Vicente Candido de um novo Código Comercial; assim como o Professor José Alexandre Tavares Guerreiro (USP) para debater o projeto de Código Comercial em curso na Câmara dos Deputados.

    Presentes e debatendo, os ilustres consócios Paulo Penalva Santos, Francisco Antunes Maciel Mussnich, Teresa Cristina Pantoja, Nelson Eizirik, a Desembargadora Maria Henriqueta Lobo (TJ-RJ), Carlos Eduardo Bulhões Pedreira, além do eminente ex-presidente Hermann Assis Baeta.

    De uma forma geral, anotou-se que poderia não ser adequada a unificação em um só código de matérias extremamente fluidas e em constante mutação, pela propria dinâmica das relações comerciais, bem como não existe efetivamente prejuízo, na atualidade, na legislação comercial em vigor. A reclamação do comércio e da economia não reside nem se resolve com o final da denunciada dispersão legislativa.

    A ideia de que o Código Comercial reuniria toda a legislação pertinente foi afastada porque o há interesses do consumidor que não devem estar no Código Comercial, ou porque o Código não trata de Sociedades Anonimas ou das empresas de responsabilidade limitada, havendo clara confusão com regras que já se encontram no vigente Código Civil. A maioria dos autores considera mais adequado que haja legislação sob forma de microsistemas de cada espécie de estratura empresarial. Nem no que toca aos titulos de crédito, o projeto cuida de temas como cheque, ou cedula de credito imobiliário. As matérias relacionadas à contabilidade já estariam bem tratadas na lei 11638/07.

    Rejeitou-se a ideia de um único diploma açambarcando todos os complexos temas do atual Direito Empresarial.

    O Plenário esteve composto de auditório repleto de advogados, professores e estudantes, que puderam, ao final das exposições, formular proposições e indagações, contando ainda com diversos membros e diretores do Instituto.

    Assista o vídeo na íntegra na TV IAB, clique aqui.

    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/molon-e-tavares-guerreiro-discutem-projeto-de-codigo-comercial/100298943

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)